O profissional de fotografia social – Parte I

Olá Pessoal, tudo bem? Trazemos hoje a primeira parte de uma série de três artigos feitos por Thaísa Amaral ( Sol Imagens ), que serão publicados no blog durante esse mês de fevereiro. Espero que gostem e acompanhem os posts.

” Em definição livre, o Fotógrafo é o individuo que compreende os conceitos necessários para se extrair uma imagem através de um equipamento fotográfico.”

O conceito de fotografia é muito debatido e explicito, com inúmeras publicações a respeito. Porém,  o de fotógrafo é bem mais subjetivo. No entanto, espera-se que este individuo tenha pelo menos domínio básico sobre como utilizar os elementos como ISO, abertura de diafragma, velocidade do obturador, enquadramento e contraste. Sobre técnicas, estilo, objeto de trabalho, etc, são conceitos mais avançados o qual o fotógrafo pode ou não se aprofundar.

fotografia-social

No entanto, mesmo sendo o conhecimento dos conceitos básicos de fotografia pré-requisito para que se torne um fotógrafo, não são estes valores que o tornarão profissional! É necessário então definir o que seria o fotógrafo amador e um fotógrafo profissional.

São definições do dicionário Aurélio, que o amador é: 1. Que ou o que ama; 2. O que, por gosto e não por profissão, exerce qualquer ofício ou arte; 3. Apreciador.

Assim como, neste mesmo dicionário o termo profissional é: 1. Que se relaciona com uma dada profissão. 2. Pessoa que faz uma coisa por ofício. Entende-se também que o termo profissional se aplica a qualquer atividade que implique em retribuição econômica, afim de remuneração financeira do serviço ou produto oferecido.

Desta maneira, não se caracteriza como fotógrafo profissional aquele que possui mais conhecimento, maior sensibilidade ou produz uma arte mais bela. E sim, para se tornar profissional, o fotógrafo precisa utilizar-se desta arte/técnica como mecanismo de trabalho e meio de subsistência.

É claro que, o próprio mercado, por exigência dos clientes, faz com que o profissional, busque cada vez mais adquirir conhecimento que levem a excelência a qualidade do serviço/produto entregue.

 

Por: Thaísa Amaral – Sol Imagens

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta