10 dicas para fotografar em dias chuvosos

Dias chuvosos geralmente são chatos, pois limitam o potencial do fotógrafo ou da pessoa que à acompanha apenas no local em que se abriga. Para aqueles mais destemidos, uma chuvinha é apenas um momento diferenciado no qual ele pode se divertir. Para todos aqueles que se julgam destemidos, ficam essas dicas bem legais para aproveitar seus dias chuvosos e fazer fotos magníficas!

1. CARREGUE UMA CAPA PROTETORA PARA SUA CÂMERA

Há milhares de modelos de capas contra chuva para sua câmera no mercado. Para fazer fotografia na chuva é essencial que você tenha uma à disposição. Aliás, é importante você portar uma capa impermeável toda vez que você for fotografar, nunca se sabe quando uma chuva, ou uma tempestade vai acontecer.
As capas não ocupam muito espaço na bolsa e a maioria possui elásticos ajustáveis para se ajustar à lente e ao corpo do equipamento. Uma proteção simples, mas efetiva em várias situações “úmidas”.

51borsrvzzl-624x351

2. CARREGUE UMA SACOLA PLÁSTICA GRANDE

Em casos de chuvas muito fortes, ou na impossibilidade de comprar uma capa profissional, ande com uma grande sacola plástica.
Ela vai fazer um trabalho razoável de manter a câmera seca. Faça um furo em uma extremidade para colocar a lente através dele e posicionar a mão para o disparo na outra extremidade.

3. PROCURE POR VARANDAS E TOLDOS

Fique paraco em um lugar seco e protegido para esperar que as imagens venham até você. Você pode até levar uma garrafa de vinho, um livro para ler… Seja paciente para fazer fotografia na chuva.

av470b5ac791657f7fb3f

4. FAÇA FOTOS DE DENTRO DO CARRO

Fazer fotos dessa maneira é, frequentemente, o melhor curso de ação, e às vezes é a única resposta prática para fotografias em tempos chuvosos. Muitas vezes você pode abaixar a janela e continuar seco, especialmente se o vento está vindo de trás (ou vindo do outro lado do carro).

0084-910x606

5. INVISTA EM UM GUARDA-CHUVAS

Além da capa de chuva para a câmera digital e da sacola plástica, tenha sempre em mãos um guarda-chuva que protega toda a câmera profissional (e o campo de ação do fotógrafo) da maior parte da umidade. Se você estiver em uma cidade quando começar a chover, olhe ao redor em busca de um vendedor de guarda-chuvas.

Se você tiver a oportunidade de sair para fotografar com um amigo, ou assistente, é melhor ainda. Enquanto você fotografa e fica com as mãos livre, ele pode segurar o guarda-chuva e proteger a câmera da água da chuva.
Vale lembrar que essa dica não vale para tempestades. Os guarda-chuvas são fisicamente semelhantes a para raios e também funcionam da mesma maneira. Se você usá-los durante tempestades fortes, um raio pode te atingir.

flood-photographer

6. INCLUA O GUARDA-CHUVA NA SUA FOTO

Na verdade, o seu guarda-chuva pode ser uma boa ferramenta de enquadramento. Trazê-lo para baixo na parte superior da imagem quando você está fotografando com uma grande angular e preencher bem a parte superior da estrutura, proporciona uma composição visual agradável na hora da chuva.
Se a rua estiver cheia de pessoas com guarda-chuvas, o seu vai combinar coma multidão. E os guarda-chuvas podem fazer mais uma coisa importante: ao mesmo tempo em que pensamos que nuvens carregadas são ótimas para escurecer uma cena, elas são, na verdade, uma fonte de luz para uma fotografia na chuva. Por isso que nas fotos com clima chuvoso as nuvens ficam claras e o resto escuro. Sendo assim, use o guarda-chuva para cobrir as nuvens muito calaras e a sua cena fica muito melhor exposta.

7. PROCURE OS REFLEXOS

A não ser que você esteja em meio a um aguaceiro, a chuva em si é difícil de ser vista. Por isso, você tem de procurar elementos visuais que mostrem que está chovendo realmente. Procure maneiras de fotografar em que a chuva transforme cenas banais em ricos e refletidos murais.

photographer-reflection

8. LUZ DE FUNDO NA CHUVA

A chuva torna-se mais visível quando estiver em contraluz. A luz que passa através das gotas de chuva se concentra e é um pouco mais brilhante do que o resto da cena. Sendo assim, encontre algumas fontes de luz e dispare a câmera em direção a elas. Essas fontes de luz tanto podem ser um poste dde rua à noite, ou o sol atravessando as nuvens. Seja qual for o caso, as regras são as mesmas:

• Quanto mais você fotografar diretamente para a luz, melhor você vai poder ver as gotas de chuva;

• No entanto, disparar MUITO perto da luz vai fazer com que sua imagem fique superexposta.

• Procure sempre o ângulo equilibrado entre as opções.
Aliás, aquele guarda-chuva que devia estar na sua bolsa pode ser uma ótima fonte de sombra para sua lente.

adri_volpi_0

9. USE UM POUCO DO FLASH

É isso mesmo. Seu flash fotográfico pode iluminar as gotas de chuva, mas cuidado, isso pode ser uma coisa ruim na hora de fotografar na chuva. Por isso, diminua a potência do flash (o mais indicado é usar -3.0 stops) e ele vai realçar levemente as gotas d’água.
Pode parecer fácil, mas essa técnica é difícil e você vai ter de testar. Talvez não funcione, mas se funcionar, pode ficar mágico.

10. PROCURE REPRESENTAR ALEGRIA, OU TRISTEZA

A chuva transforma as pessoas. Nós reagimos à chuva com uma gama de emoções, desde pavor, tristeza à alegria das crianças tomando banho de chuva. Capture essas emoções e você terá uma bela fotografia na chuva.

Abaixo vocês podem conferir algumas fotografias tiradas em dias chuvosos.

como-eu-fiz-foto-giovani-garcia

363ba69a46dd992bc54903496658c9e9

things-to-do-on-a-rainy-day

healthy-tips-for-a-rainy-day-2

Tompkins Sq. Park

images

real-pic-of-indian-kids-at-fishing-in-rain

4e3dc9362c766c994b26150dc8509a64

187294535_otaevntk_c

57cdd445d6cc9f8bd4a933410d03ed74

rain_cover

koala-australia-rain-wildlife-black-and-white

singing-in-the-rain

rain-photography-520x245

fire-fly-in-rain

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

FONTE: E-MANIA

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta