25 dicas para quem está começando a fotografar

1.      ISO (sensibilidade)

 

O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, nada mais é do que a sensibilidade dos filmes. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, ou seja, mais luz. Porém quanto mais sensível, nos filmes, maior o grão. Já no digital não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes  

 

 

 

2.      Velocidade (obturador) 

 

O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.    

 

35 dicas de fotografia para iniciantes 

 

 

3.      Diafragma, abertura ou f.

 

 O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

4.     Histograma

 

Outro fator muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é o histograma, um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz. Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

5.     Composição

 

Além de técnicas em relação aos equipamentos, outro fator importante independente do recurso usado para fotografar (seja uma câmera DSLR, uma compacta ou um celular) é a composição.

Uma das principais dicas de composição fotográfica é a Regra dos Terços, que se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, onde os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. 

  

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

Agora que você já conhece velocidade, abertura e ISO, confira algumas dicas de como usar esses recursos para criar técnicas e efeitos diferenciados.

 

       

Velocidades lentas de exposição, como segundos ou minutos, além do objetivo de captar imagens em lugares com pouca iluminação, também podem ser úteis para resultar em efeitos interessantes, como o rastro dos faróis dos carros, transformar água corrente num véu, entre muitos outros. 

 

      

 

            6. Lentes claras são o sonho de todo fotógrafo. Uma das mais comuns é a fixa 50mm, com abertura 1.4 ou 1.8. Essas lentes proporcionam uma maior luminosidade muito interessante e uma profundidade de campo sensacional. 

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

 

          7. Regra dos terços com pessoas

 

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem. Se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em retratos, a dica é posicionar um desses cantos em um dos olhos ou no sorriso da pessoa.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

          8. Retratos de Casais

 

Ao fotografar casais, geralmente pedimos para se aproximarem na hora de fazer a foto. Porém, na maioria das vezes, eles não se aproximam tanto quanto gostaríamos para dar aquele close no rosto, deixando um espaço sobrando entre os dois. Então, quando fotografar retratos de casais, é interessante dirigi-los, frisar que devem se aproximar bem. Assim, teremos resultados bem interessantes!

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

              9.  Retratos com teleobjetivas

 

Veja como a distância focal influencia ao fotografar retratos.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

             10. Retratos espontâneos

 

Ao fotografar eventos, festas, aniversários ou até mesmo fotos do dia a dia, uma dica legal para os fotógrafos é não fazer apenas as fotos posadas, mas captar momentos em que a pessoa não percebe que está sendo fotografada. Isso também pode ser chamado de fotojornalismo e gera resultados bem espontâneos e interessantes!

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

                11. Truque com pose

 

Uma dica simples e rápida, mas que pode fazer muita diferença ao fotografar uma pessoa, é o posicionamento desta. Pessoas que não têm o costume de serem fotografadas normalmente permanecem de maneira muito “reta” nas fotos (exemplo abaixo). Dependendo do ângulo fotografado, a postura pode não ficar muito agradável. Por isso, fique atento a este detalhe. Caso necessário, peça para o modelo posicionar uma das pernas levemente para frente (para dar apoio) e jogar o corpo para frente. Pode não parecer natural, mas a foto ficará com um aspecto bem mais interessante.

 

              12. Dez cuidados ao fotografar retratos

Algumas coisas podem ser evitadas, por isso confira os 10 cuidados importantes a serem tomados ao fotografar retratos:

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

Na sequência, vamos falar sobre LUZ. A luz é o ingrediente principal de toda fotografia. Inclusive a palavra “fotografia” vem das palavras gregas “photos” (luz) e “graphien” (escrever), ou seja: “escrever com a luz”. Saber como trabalhar e explorar a luz é o principal fator que determinará uma boa fotografia.

 

 

                13. Observando a luz natural 

 

Um bom fotógrafo deve sempre ter o hábito de observar a luz em todas as circunstâncias, pois leves movimentos são cruciais ao fotografar com luz natural por exemplo. Varandas e janelas podem ser lugares interessantes para fotografar, pois impedem a luz direta e temos uma luz suave em seu interior.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

                 14. Luz natural: utilizando um difusor  

 

A luz que vai das 10h até às 15h da tarde, mais ou menos, tem como característica ser dura e direta, o que resulta em sombras fortes e transições duras. Dependendo do ambiente, podemos evitar isso, como utilizar a sombra de uma árvore. Porém, dependendo do local em que estamos fotografando, pode ser uma boa pedida ter um difusor. Continuamos trabalhando com luz natural, porém, ela não será mais tão dura e direta, o que resulta em sombras mais suaves e agradáveis.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

                 15. Golden Hour

 

Um horário legal para fotografar é no intervalo de mais ou menos 1 hora antes e depois do nascer ou pôr-do-sol, conhecido como Golden Hour. Nesse horário, o sol está baixo, ou seja, teremos uma iluminação mais suave, não tão direta, proporcionando sombras e brilhos interessantes.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

 

               16. Flash da câmera x Flash remoto

 

O flash que vem embutido nas câmeras tem uma luz direta muito uniforme e não tem mobilidade, ou seja, a luz é emitida sempre na mesma direção. Isso não é interessante, pois essa luz direta pode resultar reflexos, manchas brancas em um rosto, resultando um retrato sem volume e sombras duras. Já o flash remoto possibilita direcionar a luz para diversos lugares.

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

                 17. O que é luz contra na fotografia

 

A luz contra é uma luz posicionada em posição oposta à luz principal e a câmera. Tem a função de dar mais volume ao assunto e de recortá-lo do fundo, gerando assim mais profundidade na foto. Podemos obter esse resultado em estúdio, ou com luz natural posicionando o assunto entre o sol e a câmera.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

 

                 18. Criando luz contra com luz natural

 

Existem várias maneiras de aproveitar a luz natural, uma delas é como luz contra, fazendo um contorno no modelo. Isso gera um resultado bem interessante!

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

              19. O que é o FLARE

 

O Flare (ou Lens Flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais.

Embora seja originalmente uma imperfeição, muitos fotógrafos hoje em dia utilizam esse “defeito” em seu favor como uma espécie de efeito.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

              20. Efeito Bokeh 

 

O efeito Bokeh é aquele super desfoque com alguns círculos no fundo. Porém, não é todo fundo desfocado que gera esse efeito: essas “bolinhas” são, na verdade, pontos de luz desfocados, por isso que elas geram esses desenhos. Ou seja, quando o fundo do nosso assunto estiver refletindo alguma luz (como luz do sol, ou mesmo luzes de uma cidade à noite), teremos esse efeito.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

 

 

              21. Seis dicas para Fotografia de Paisagens:

 

Fatores como enquadramento, horário, profundidade de campo, distância focal e até a previsão do tempo podem fazer muita diferença para um fotógrafo de paisagens.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

             

             22. Como fotografar a Lua:

 

Lentes tele objetivas são importantíssimas para fotografar a Lua. Porém, uma grande distância focal não é o único fator importante para obter uma foto legal. A lua, durante a noite, reflete muito brilho, o que impossibilita uma foto com detalhes legais. Então, uma boa dica é fotografá-la quando o céu está começando a escurecer, quando ele ainda está aquele azul pós por do sol. Então, ao fotometrar, apontando para a lua, não use a fotometria ideal em zero, mas sim, 2 stops abaixo, ou até menos. Dessa forma, o azul ficará sub-exposto (escuro) e a lua ficará num tom bem legal!

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

             23.  Filtro Polarizador:

 

Muitos filtros para lentes tornaram-se obsoletos, devido à facilidade de recriar os mesmos efeitos no Photoshop. Porém, alguns filtros ainda são indispensáveis e muito utilizados, como é o caso do filtro polarizador, que tem como um dos objetivos principais remover reflexos em superfícies como a água.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

              24. Não crie limites!

 

Quem nunca ouviu aquela famosa desculpa: *Ah, não consigo fazer tal foto porque não tenho tal lente.* Pois é, já ouvi muitas vezes! Quando falamos em fotos panorâmicas, a primeira coisa que vem na cabeça são aquelas fotos compridas, feitas com muitas imagens. Porém, essa técnica pode ser usada não somente para essa finalidade! Belos lugares e belas paisagens às vezes requerem lentes grande angulares, e nem sempre isso é possível.

 

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

 

 

 

             25. O que é Macro fotografia?

 

A fotografia macro é o registro de pequenas coisas, em que a foto visa mostrar e valorizar pequenos detalhes não muito perceptíveis a olho nu. Ao falar em macro fotografia, é muito comum assimilar esse assunto a fotos de insetos e plantas, porém não há uma limitação do que pode ser fotografado com a técnica.

 

35 dicas de fotografia para iniciantes

Fonte: Photopro

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta