10 Coisas que um fotógrafo de casamento nunca deve fazer

O site Peta Pixel publicou uma interessante lista com as 10 coisas que um fotógrafo NUNCA deve fazer ao fotografar um casamento. Sabe aquelas manias, palavrinhas e comportamentos que não se espera de um profissional em exercício? Pois bem, é por aí mesmo. Confira!

No décimo lugar dessa lista, está um ‘lembrete’ que pode parecer óbvio para alguns, mas é sempre importante destacar para os mais ‘empolgadinhos’: “Não dance na festa!”. Mesmo que você dance bem, para e pensa: você foi contratado para isso? Será que é isso que seus clientes esperam de você nesse momento?

Em nono lugar, o artigo aponta outra dica valiosa, e tem a ver com uma mania que pode soar como um irritante ‘excesso de simpatia’. “Não se refira à noiva, à dama de honra, mãe da noiva, avó ou basicamente qualquer mulher no casamento como “linda”. Isso não quer dizer que um elogio ou outro não possa ser feito, mas quando essa palavra é usada no lugar do nome da pessoa lá pela vigésima vez, pode soar como falsidade, não acha?

No oitavo lugar da lista está o aviso: “Não tire os sapatos nunca”. Durante a cerimônia ou recepção nem pense nessa hipótese. Se tiver que descansar seus pés, esgotados pelas horas a fio de trabalho, aproveite para ficar descalço no carro, durante o trajeto entre a igreja e o local da recepção. Ou então, entre uma e outra ida rápida ao banheiro, que tal?! Desde que ninguém mais te veja, claro.

Ah, e sabe aquela sua mania de falar usando gírias? Por mais que elas pareçam inofensivas e comuns, guarde-as para os momentos de descanso. Esta dica ocupa o 7º lugar da lista: “Não use gírias”.

O artigo inclui outra dica valiosa, especialmente, para os mais inexperientes – a sexta da lista. “Não diga ‘este é apenas o terceiro casamento que eu fotografo, por isso estou um pouco nervoso’”. Declarar isso é o mesmo que dizer: “eu não tenho a mínima ideia do que estou fazendo”. Isso é como dar um tiro no próprio pé. Se você chegou até ali, respire fundo, guarde a sua ansiedade para si, e confie no seu talento. Ah, e acredite, até os profissionais mais experientes do mercado já passaram por isso um dia. Faz parte do processo!

LUA_3262 copy

“Não compartilhe problemas técnicos com pessoas da festa”. Eis a quinta dica! Não importa o quão experiente você seja, qualquer problema no seu equipamento, vai te dar uma sensação de frio na barriga. Portanto, independente do problema, lembre-se a última coisa que uma noiva quer ouvir no dia do seu casamento é que você está com problemas ‘técnicos’. Por isso, o jeito é manter a calma, e recorrer ao seu equipamento de backup. Você tem sempre um, não tem?

A quarta dica é: “Não consuma bebidas alcoólicas”. Por mais tentador que possa parecer um copo gelado de cerveja oferecido por algum padrinho do casamento, nem pense em aceitá-lo. É horrível, pega mal, além de soar antiético.

 “Não se indisponha com o organizador do casamento”. Antes de se indispor com um organizador, ou com quem quer que seja do mercado, lembre-se que você tem uma reputação e um nome a zelar, e que manter uma relação harmoniosa com o maior número possível de fornecedores ou prestadores de serviços dessa cadeia, pode ser extremamente interessante para o seu negócio – e o mais inteligente da sua parte.

No segundo lugar da lista, está o aviso: “Não use calça baixa”. Sabe aquela calça que toda vez que você se abaixa, aparece sua roupa de baixo? Durante o trabalho, evite, ok?

E, por último… “Não tente ser o centro das atenções!”. Por mais irreverente e divertido que você seja, contenha-se. Se o foco do casamento estiver em você, há algo de errado, não acha? Tente ser o mais discreto possível, e foque naquilo que os noivos esperam de você: eternizar o grande dia deles, com belas imagens.

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta