10 dicas para tirar fotos de ” estúdio ” em casa

Fotos ao ar livre são minha paixão! Porém, nem todo mundo tem condições de sair por aí fotografando, ou por falta de tempo, de uma amiga para clicar as poses ou até mesmo falta de segurança. E esses fatores acabam até complicando um pouquinho as coisas, não é? Principalmente para as amigas blogueiras que adoram registrar os looks do dia!
Mas calma aí que tudo tem um jeito e vai além de juntar três fotos para postar no Instagram, viu? Dá para se virar em casa, usando o que você tem aí e ter um resultado bem legal, sentindo-se como em um estúdio! Duvida? Então anota as dicas, aí!
A primeira coisa que você tem que pensar é no fundo! Se quer um ensaio mais descontraído, a dica é aproveitar um tecido que você tenha em casa, com alguma estampa legal e que combine com o tema escolhido para o ensaio fotográfico. O tecido você pode arrumar em locais que vendem por metro ou até mesmo aproveitar aquele lençol da sua mãe. Basta pendurá-lo na parede do local onde vai fotografar! Tome cuidado para deixar o tecido bem reto, sem ficar na cara que é um lençol ou algo do tipo haha.
Para quem prefere um fundo só com cor, a dica anterior também pode ser utilizada (só trocar por um tecido diferente, de cor, mesmo) ou aproveitar a parede do quarto, do quintal, da varanda… Só tenha cuidado para usar uma parede bem lisinha, viu?
Uma coisa que sempre marca os ensaios fotográficos é o tema! O legal é que você pode se reinventar a cada sessão de fotos que fizer. Ah, e para as amigas blogueiras, fica a dica: monte um look baseado em algum tema que curta! Gosta da Alice? Que tal montar um look baseado em uma das personagens mais fofas de todas? Prefere as pin ups? Que tal trazer esse estilo em uma combinação para o dia-a-dia? Deixe sua criatividade te guiar!
O cenário, assim como o fundo, também é muito importante. Quando digo cenário, me refiro, primeiro, aos itens que você vai usar para interagir ou até mesmo para reforçar o tema escolhido. Usando o mesmo exemplo do item anterior, se o tema for Alice no País das Maravilhas, tenha à sua volta xícaras de chá, um livro dessa história, cartas de baralho, relógio de bolso, entre outros.
Outra coisa que importa muito é a iluminação. Escolha um local bem iluminado e, se possível, reforce o máximo que puder. Se for um local interno, reforce com abajur, por exemplo, ou luminárias. Em um local externo (como varanda, garagem, quintal, etc), vale aproveitar o que a luz do dia oferece: opte por quando o sol não está tão forte. O período da manhã, na minha opinião, é o melhor!
Nem todo mundo tem uma câmera profissional nem um fotógrafo à disposição, né? Porém, isso não precisa – e não deve! – ser um empecilho. Dá para se virar com sua câmera compacta, mesmo! Ah, e para te fotografar, chame uma amiga que você se sinta à vontade (se rolar timidez, as fotos não vão ficar tão naturais) ou, se tiver vergonha, use e abuse do timer! O tripé é super bem-vindo. Na falta dele, vale improvisar e utilizar a cadeira da cozinha com vários livros e caixas em cima, viu?
Fotos de estúdio são sempre bem produzidas e isso não só no cenário e tema como, também, na maquiagem. Por isso, é bom caprichar! Indico que você prepare bem a pele com base, corretivo e pó e, nos olhos e boca, aposte em uma make que tenha alguma relação com o tema. Se você for tirar muitas fotos ou trocar muito de roupa, a dica é fazer uma maquiagem que combine com todos os looks. Assim não tem perigo de errar na escolha depois, né?
O look é algo que precisa estar em harmonia tanto com o tema quanto com o fundo. Tenha cuidado para usar cores que sejam harmônicas e que combinem. Outro ponto que vale ressaltar é que você pode apostar em cores diferentes no visual para dar vida à fotografia, principalmente se o fundo for claro ou de uma só cor. Pense na foto como um todo! Se estiver tudo em harmonia, o resultado é bem melhor!
Ah, e os acessórios! Aposte em brincos, correntes, anéis, bolsas, óculos, chapéus, óculos… Tudo o que você tiver aí e que possa dar um up no look e na foto!
Apesar de ser fotos em ambiente interno, as poses não precisam ser as de sempre, viu? Seja espontânea mas também aposte nos carões. Sorria, pule, desvie o olhar, olhe diretamente para a câmera, dance… Divirta-se! Ah, e para tudo ficar melhor, monte uma playlist para sua sessão de fotos. Que tal? Dizem que a gente funciona melhor ao som de uma boa música. Concordo!
Não deixe o foco somente em você! Aproveite para clicar outros ângulos, também. Brinque com o cenário! Você pode fotografar só um pedaço do corpo, por exemplo. Para as blogueiras que querem tirar as fotos do look, aproveite para focar nos acessórios, como anéis e colares, e partes das peças.

 

Se você tiver oportunidade, grave todo o processo! Essa é uma dica ótima para quem tem um vlog no Youtube, já que dá para mostrar para todos os seus leitores/seguidores tudo o que rolou na sessão de fotos. Vale pedir emprestada a câmera da amiga, viu?
Eu não curto fotos muito editadas. Gosto de edições simples, que mexem só com o brilho, contraste e coisas assim. Porém, isso não te impede de brincar com a imagem: fez uma sessão de fotos retrô? Tente dar um ar retrô à foto! Outra dica é apostar em tons de cinza. Eu, ultimamente, estou amando fotos em p&b. Muito amor <3
Não sei se vocês perceberam, mas todas as fotos do post são de estúdio e estão com uma marca. Elas foram tiradas pelo Stúdio Santeh Photografy.
E vocês? Curtiram as dicas? Comentem aí! 
Fonte:
Julie de Batom

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta