15 dicas práticas para fotografar crianças

A arte de fotografar crianças é totalmente inspiradora, um desafio gostoso e divertido de brincar enquanto trabalha. Afinal, é impossível não se contagiar com a alegria dessas criaturinhas maravilhosas. Mas também vamos concordar: não é nada fácil fotografar uma criança!

E por não ser uma tarefa assim tão fácil, montei uma lista com 12 dicas práticas para fotografar os pequenos. Formulei essas dicas por experiência própria, já que entre tantas áreas da fotografia, fotografar a criançada tem sido uma das minhas preferidas.

 fotografando criancas francine de mattos 1

Dica 1 – Espontaneidade

O bom das crianças é que elas naturalmente espontâneas. Toda ação, sorriso, olhar… Tudo que ela faz é algo de vontade própria. Por isso evite chamar a atenção dela, fazer com que ela pose para você. Aproveite os momentos que está brincando, distraída, porque é nesses momentos que você irá conseguir os melhores cliques.

Dica 2 – Colorido das cores

A infância é algo que nos remete às cores vibrantes e alegres. A criança uma explosão de alegria, e pra que essa sensação possa ser transmitida de forma direta, nada melhor do que compor suas fotografias abusando das cores. Você pode conseguir isso com roupas coloridas ou fotografar em jardins. As cores dos ambientes abertos como os jardins, onde se encontram flores, árvores e céu azul, são os momentos certos para poder brincar com composições vivas.

Dica 3 – Brinque e crie amizade

Um fotógrafo que trabalha com criança, primeiramente, deve gostar de estar na companhia de uma. Sorrir, brincar e criar uma amizade são passos fundamentais para que haja uma relação de confiança e, assim, o fotógrafo possa trabalhar sem se surpreender com atitudes nada colaborativas. A melhor maneira de fotografar uma criança é tornando-se amigo dela.

fotografando criancas francine de mattos 2

Dica 4 – Bokeh

Eu costumo chamar o efeito bokeh de “estrelinhas“. Trata-se do efeito que ocorre nas áreas desfocadas da fotografia, produzido por lentes de com grandes aberturas. Escolha lentes claras para fotografar crianças. Além desse tipo de lente tornar a focagem mais fácil (no AF), elas produzem lindos bokehs.

Recomendo duas lentes em especial: a 85mm e a 50mm.

Dica 5 – Expressividade dos olhos

Se tem um detalhe nas crianças que chama atenção, são os olhos. Elas possuem um olhar sempre muito expressivo, carregado de sentimentos. Dizem que os olhos são a janela da alma, e concordo. Na hora de fotografar, busque-os.

fotografando criancas francine de mattos 3

Dica 6 – Sorrisos sinceros

Outro detalhe muito lindo das crianças e que simplesmente encantam qualquer pessoa, é o sorriso. Conseguir registrar sorriso sincero de uma criança feliz vale mais que mil palavras. Por isso, vale ressaltar a dica de criar amizade com a criança. Assim, ela não vai ficar tímida quando você apontar uma câmera.

Dica 7 – Na natureza, no jardim

O melhor lugar pra se fotografar uma criança é em externas. Aproveite a luz natural, os elementos naturais (grama, flores, céu, árvore), aproveite o clima de liberdade que estar num ambiente aberto dá para conseguir registrar a criança mais à vontade, mais relaxada. E por estar num ambiente aberto, com luz natural, vai ser quase raro o uso do flash, o que permite a naturalidade da imagem.

Dica 8 – Brinquedos e bichos de estimação

Uma dica para criar um ambiente mais amigo e propício para fotos é trazer brinquedos, ou até mesmo o bichinho de estimação. Deixe que ela interaja.

fotografando criancas francine de mattos 4

fotografando criancas francine de mattos 1

Dica 9 – Retratos preto e branco

Apesar de ser uma grande defensora da fotografia colorida para crianças, não posso negar que um belo retrato preto e branco envolve uma expressividade maior. E juntando com os olhos carregados de sentimentos, o preto e branco é uma grande cartada para um retrato de impacto.

Dica 10 – Disposição na busca pela melhor foto

Fotógrafo de criança tem que ter uma elasticidade sem tamanho e não pode ter medo de sujar. É na busca pelo ângulo perfeito, pelo clique certo que o fotógrafo vai muitas vezes rolar no chão. Mas sujar as calças e praticamente virar uma criança vale na hora de buscar o melhor clique.

Dica 11 – Nova perspectiva

O que mais costumo ler sobre o ângulo certo de ser fotografar uma criança é ficar na mesma altura dela. Não há nada de errado nisso. Mas as regras estão aí para serem quebradas. Eu gosto de fotografar as crianças de um ângulo superior, fazendo com que elas direcionem o olhar para mim. Nessa nova perspectiva, quebrando uma regra, é possível capturar os olhares e sorrisos sinceros que falamos logo acima.

Dica 12 – Fotografe com amor

Maior e mais valiosa dica que posso dar pra quem quer seguir essa área da fotografia, ou qualquer outra área, é fazer tudo com muito amor. Quando se faz algo com amor, tudo se torna ainda mais lindo e prazeroso. A fotografia é muito mais que técnicas, regras e equipamento. A fotografia é um ato de amor, dedicação e confiança. Fotografe seguindo o seu coração.

fotografando criancas francine de mattos 5

13. Esqueça o tripé. De certa forma você vai estar brincando de siga o mestre enquanto fotografa a criança. A câmera tem que se movimentar também!

 

14. Ajuste a câmera para que ela seja rápida. A maioria das câmeras tem uma opção de ajuste para fotografias de esportes ou de movimento. Assim, ela vai priorizar velocidades mais rápidas e vai minimizar as fotos borradas, já que as crianças se movimentam muito (e você também). Mantenha o pulso firme ao segurar a câmera. ISO alto também ajuda com a velocidade. Mas cuidado com a granulação das fotos de ISO alto, você pode não gostar.

 

15. Valorize as expressões corporais. Crianças têm expressões corporais que ficam lindas em fotos. Preste atenção nas mãos, nos pés e no pescoço quando elas dão aquela entortadinha na cabeça. Esqueça o rosto em algumas fotos e trabalhe com o foco usando aberturas grandes da lente, assim o fundo fica com aquele desfoque bonito e você consegue atrair a atenção para o que realmente interessa na imagem.

fotografando criancas francine de mattos 6

Fonte:
Fotografe uma Ideia

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta