7 Dicas para fotografia de casamento

Sempre que vamos fotografar algum casamento ficamos com aquele friozinho na barriga, mas o importante é manter a calma para que as fotografias possam ser as melhores possíveis. Estamos tratando de uma data muito importante e os noivos devem ficar totalmente satisfeitos com o trabalho para que você possa ser um fotógrafo bem-sucedido. Confira aqui as 7 dicas de como fotografar casamentos que separamos para vocês:

1. Ofereça uma sessão “Trash the Dress /  Pré Wedding”.

mateus-lima-fotografia

Alguns meses antes do casamento é necessário fazer essa sessão com os noivos para adquirir confiança e conhecê-los melhor, o que é essencial para boas fotografias. Combine um dia que esteja sol e dê opiniões sobre lugares de preferência, vários casais sempre ficam em dúvida quando o assunto é o lugar para fotografias bonitas.

Nessa sessão será preciso algumas horas do dia e muita criatividade, então mantenha o casal sempre que possível descontraído para poder capturar momentos espontâneos de amor. Dê dicas de poses para conseguir uma boa performance da parte deles também. Feito isso, a relação de confiança e amizade estará concretizada.

Não esqueça que esse ensaio é fundamental para a sua relação com os noivos, mas também para a valorização do seu trabalho. Isto é, faça com que eles percebam o quanto registrar esse momento é importante e que você é essencial no grande dia.

2. Seja atento e organizado!

DSC_1268

Em todas as oportunidades que tiver pergunte sobre os convidados, pais e mães, familiares e amigos. Tente ao máximo saber quem são e não esqueça, pois essas informações o ajudarão muito no dia da cerimônia e você vai poder registrar momentos de sentimentos valiosos.

Caso precise, anote os nomes e características. Outras coisas que devem ser anotadas são os lugares da cerimônia/recepção e horários. Porém, se os noivos quiserem fotografias prévias, anote os endereços e organize uma rota para que não ocorram atrasos. Tome nota de tudo que achar necessário!

3. Tenha um assistente!

Fotografar um casamento sozinho pode ser muito mais trabalhoso e cansativo do que realmente deve ser. Então, tenha um assistente. Chame alguém que tenha bons conhecimentos de fotografia e que possa ter uma relação boa, talvez um amigo que você goste de trabalhar junto. Ele vai poder te ajudar fazendo foto 2 (fotografia de mesmo momento em ângulo diferenciado), segurando equipamentos e reunindo os convidados enquanto você estiver ocupado com os noivos.

Após a experiência você verá como ter uma ajudinha vale a pena ;)

4. Visite os lugares!

DSC_1735

Alguns dias antes do casamento visite a igreja e o local de recepção nos horários que será o evento. Dessa forma, você pode testar quais serão os melhores ângulos, enquadramentos e exposições. Verifique os locais mais interessantes para fazer as fotografias em grupo e apenas do casal, assim quando chegar o dia você já estará com tudo planejado.

5. Conheça BEM seu equipamento!

Se você estiver sendo o fotógrafo principal em um dia tão especial não há tempo para aprender. Portanto, faça isso antes. Verifique todo o seu equipamento antecipadamente, (câmera, lentes, flash, tripé, bateria e cartão de memória). Veja se estão funcionando perfeitamente e se você consegue trabalhar com eles rapidamente e sem problemas. Caso esteja começando e não sinta muita confiança em si mesmo, procure aprender sobre as programações dos mesmos, assista vídeos, leia livros e manuais, entretanto o mais importante: PRATIQUE. Pois, fotografias de casamentos não têm segundas chances de serem realizadas. Se for possível, tenha vários cartões de memória e baterias, seja prevenido para nada dar errado.

6. Organize e limpe o equipamento!

No dia anterior tenha certeza que está tudo preparado. Certifique-se que as baterias estão carregadas, que os cartões são suficientes e estão formatados, que as lentes estão limpas e que a câmera está programada para fotografar no formato que você deseja para as eventuais edições.

7. O GRANDE DIA!

DSC_1510

Finalmente quando chega o dia do casamento você já estará com tudo planejado e preparado, porém, sempre esteja ciente dos imprevistos. É norma que eles possam acontecer, então chegue cedo aos locais que for trabalhar e monte seu equipamento com calma. Faça algumas fotografias testes e comece!

Deixe seu equipamento em um lugar seguro e de fácil acesso para não atrapalhar enquanto você se movimenta, e para que você consiga ter mais liberdade ao fotografar. Seja criativo na captura das imagens, mas não deixe de ser clichê, seja observador e pegue os detalhes.

No final é interessante ter o estilo de uma história com as fotografias para que elas consigam emocionar. Então, além das pessoas não deixe passar despercebido à decoração. Após todo o esforço, quando se chega em casa é gratificante, pois casamentos são únicos.

DSC_1684

DSC_1792

DSC_1770

DSC_1791

Fotos por Mateus Lima

Fonte:

Fotografia Profissional

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta