Dicas para realizar um ensaio de gestante

O ensaio gestante particularmente, requer um tanto de atenção e sensibilidade com o fotografado, no caso a futura mamãe. Ela está em constante mudança, sensível emocionalmente e fisicamente, por isso, estudar todos os passos antes de começar um ensaio, seja ele externo ou em estúdio é fundamental.

Vou listar agora alguns processos de como trabalho com este tipo de ensaio:

1-     Antes de qualquer coisa, “estude” seu cliente. Converse com ele informalmente e perceba seu ritmo de vida, seus gostos, personalidade e o que ele espera ver como resultado do seu ensaio fotográfico.

2-     Caso o cliente decida fotografar em lugares externos, como parques e praias, prefira começar o ensaio no período da manhã. Além do fotógrafo captar a melhor luz, o período da manhã para uma gestante é melhor, pois ela acorda mais disposta e o sol não está forte. Preste muita atenção neste item, pois o sol depois do meio-dia pode prejudicar a futura mamãe no decorrer da sessão.

3-     Procure fotografar se possível, a partir do sétimo mês até no máximo o oitavo mês de gestação.

4-     Organize o ritmo de seu trabalho e das poses. Faça coordenadamente, primeiro poses em pé, depois sentada e por último deitada, assim sua cliente não fica naquele “deita e levanta” desconfortável.

5-     Direcione sua cliente para poses mais suaves, tranquilas e não force poses. Perceba quando sua cliente estiver cansada e faça um intervalo entre as fotos, converse, descontraia a sessão.

6-     A gestante como mencionado na dica acima, se cansa muito rápido, por isso seja breve no ensaio, vá com tudo preparado, se possível anote em um papel e programe seu ensaio para que você não se esqueça de nada!

7-     Peça para sua cliente levar roupinhas, brinquedos e acessórios do bebê para que você possa fazer uma composição e fotografar somente as peças do bebê. Não se esqueça de fazer uma linda composição de cores. Isso é fundamental para uma fotografia sair bela, harmoniosa e “gostosa” de se ver.

8-     Direcione a futura mamãe a uma pose e desta pose fotografe em diversos ângulos. Lembre-se: Mais opções de fotos, melhor sua edição. Algumas vezes a câmera nos engana em questão de qualidade fotográfica, foco e luz.

9-     Fotos de detalhes são importantes para compor o ensaio, seja ela só da barriga ou do sapatinho do bebê perto da barriga da mãe, essas fotos compõe toda uma história e traz emoção ao seu trabalho.

10-     Brincadeiras entre os pais são sempre bem vindas. Além de descontrair e alegrar a sessão, fotos espontâneas são incríveis, pois o fotógrafo consegue captar a energia dos pais e assim apresentar um trabalho lindo que mexa com as emoções de seus clientes.

Lembre-se: por mais que você faça muitos ensaios de gestante, “aquele” ensaio é muito especial a eles (aos pais), portanto, dê a devida atenção, os clientes percebem nitidamente seu entusiasmo, sua atenção, por mais que não demonstrem durante o ensaio. Você perceberá ao final, quando eles olharem nos seus olhos e agradecerem verdadeiramente pelo momento importante que eles passaram e que de certa forma você pode proporcionar 😉.

FONTE(S):

Fotografia DG – Por Sylvia Vigarani

Dicas para realizar um ensaio gestante

www.balaiofotografico.com.br

4 comentários em “Dicas para realizar um ensaio de gestante

    1. Fico feliz em saber. E que todas elas sejam bem aproveitadas. =D

    2. Gostei muito das sua fotos, gosto muito de fotografia ne3o sei faftgrooa ainda mas acho um mundo muito magico da tecnologia vc se ver em um papel como vc era no passado.parabe9ns pelo seu trabalho tudo de bom, Deus te abene7oe.

Deixe uma resposta