Velocidade do obturador e a exposição

O que é “velocidade do obturador”?

Fotografia, nada mais é do que escrever com a luz. A luz entra pela lente, passa atravez de uma cortina, e chega ate o filme fotografico ou o sensor das nossas cameras. Essa cortina, é o que chamamos de “obturador”. O tempo que ficara aberta, é o que chamamos de “velocidade do obturador”.

Velocidade do Obturador e a Exposicao

O que faz uma boa fotografia ser uma “boa fotografia”? Muitos responderiam que é uma imagem com uma boa composição (ter um assunto interessante) e uma boa EXPOSICAO (não estar nem muito clara, nem muito escura).

Bem, para se ter uma boa exposição, devemos controlar a quantidade de luz que atinge o sensor (se tiver muita luz, teremos fotos muito claras, se tiver pouca luz, fotos escuras). Conseguimos isso graças a dois controles: o tempo que o obturador deixa passar luz até o sensor (velocidade), e a quantidade de luz que passa pela lente, através do diafragma (abertura).

Uma boa analogia seria pensarmos em um copo d agua. A quantidade de água que iremos ter dentro do copo dependera do tamanho da torneira (abertura) e do tempo que a deixarmos aberta (velocidade). Quanto maior a bitola da torneira, maior será a vazão de água, quanto maior a abertura do diafragma, mais luz entrara. Quanto mais tempo deixarmos a torneira aberta, mais água teremos, quanto maior o tempo que deixarmos o obturador aberto, mais luz o sensor registrara. Uma boa exposição nada mais é do que o ajuste desses dois fatores afim de conseguir um bom registro da imagem, nem muita luz, nem muito pouca.

Outra forma de entendermos, é tentando olhar diretamente para o sol. Para olharmos diretamente para ele, teremos que abrir bem pouquinho as pálpebras, e bem rápido, para logo fechar novamente, do contrário, ficaríamos cegos pelo excesso de luz. Em uma situação inversa, em uma rua escura, teríamos que abrir bastante os olhos, e por muito tempo, até conseguirmos visualizar algo.

É simples assim, a “velocidade” é a quantidade de tempo que o obturador abrira expondo o filme ou o sensor. Quanto maior o tempo que ele abrir, mais luz entrara, quanto menor o tempo, menos luz! Quando se esta em uma situação de alta luminosidade, precisaremos de uma VELOCIDADE ALTA para entrar luz por POUCO TEMPO, quando tivermos em uma situação de baixa luminosidade, uma VELOCIDADE BAIXA, para passar luz por MAIS TEMPO, expondo o sensor por MAIS TEMPO!

A velocidade do obturador pode variar de quanto a quanto tempo?

Os valores, se tratando de velocidade, são indicados por segundos: 1s… 2s… 30s… e frações de segundo: 1/2s… 1/15s… 1/125s… 1/500s… 1/1000s… 1/2000s…

A maior parte das câmeras começam a partir de 30 segundos, indo até velocidades mais altas como 1/2000s, 1/4000s ou mesmo 1/8000s ( Isso mesmo! é um segundo dividido por oito mil!!! ). Algumas câmeras ainda possuem o Modo “B”, que nos permitem fazer fotos de longa exposição, com mais de 30s.

Nesta escala, cada vez que dobrarmos os valores, permitiremos entrar o dobro de luz até o sensor (se formos para uma velocidade menor) ou a metade de luz (se formos para uma velocidade maior).

Como congelar a imagem e nao ter fotos tremidas controlando a velocidade do obturador?

Quando pensamos em VELOCIDADE, não podemos pensar apenas em exposição. A VELOCIDADE é responsável por darmos efeito de MOVIMENTO ou por CONGELARMOS a ação.

FONTE(S)

www.balaiofotografico.com.br

Deixe uma resposta